segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Artigo: O TABLET MATOU O PC?



 O TABLET MATOU O PC?
ELE MUDOU A FORMA DE VENDER, DE TRABALHAR E DE SE DIVERTIR.

Juliana Aguiar dos Reis
Sistemas de Informação
Faculdades Integradas do Extremo sul da Bahia
Eunápolis – Bahia – Brasil


RESUMO
Este trabalho é um artigo que trata da maneira como os tablets evoluíram e a proporção que tomaram em comparação aos Computadores Pessoais (PC), para a disciplina de Sistemas de Informação Gerenciais, ministrada pelo professor Paulo Roberto Donatilio Rego e traz uma abordagem sobre o tablet ser um dispositivo pessoal que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos. É preciso muito mais do que utilitários charmosos para conquistar o consumidor. Mas é inevitável afirmar que os tablets, principalmente pela variedade dos dispositivos e pela possibilidade de integrar mobilidade e agilidade, transformaram-se no principal responsável pela consolidação da era pós-PC.

PALAVRAS-CHAVE
Tablet, Tecnologia, Evolução da TI, PCs, dispositivo pessoal.

DESENVOLVIMENTO
O surgimento do Tablet  foi em 1989, a revolução que muitos acreditam começar agora com o iPad se iniciou de fato no final da década de 80 quando GRiD lançou o seu GRiDPad. A partir daí começou a grande evolução até chegar ao nível dos tables atuais. Mesmo com toda sua evolução e tecnologia, não é útil para coletar grandes dados, criar conteúdo e outras atividades que dependem de um PC.

A valorização do tablet como um produto de alta tecnologia começou mesmo após o lançamento do iPad da Apple. Sem dúvidas o produto surpreendeu com suas funções e design triunfante. No momento o Tablet é uma opção para mobilidade e para aqueles que já têm um PC, mas não serve ainda para substituí-lo, pois seu poder de processamento é muito limitado.

Algumas empresas estão adotando os Tablets por serem  mais leves e simples, os tablets dão mais liberdade de movimento que notebooks, por exemplo. A grande mobilidade permite maior agilidade nos processos – e quem usa garante que há sólidos ganhos de produtividade. A área de vendas, pioneira no uso da ferramenta, pode substituir os impressos por uma apresentação customizada para o cliente, transmitindo uma imagem de modernidade e tecnologia. O cliente pode interagir de forma prática com o equipamento e envolver-se com o conteúdo apresentado em uma experiência agradável, com ares de novidade.

As razões para o sucesso dos tablets vão além do preço mais acessível e da portabilidade. O tablet é o símbolo de uma mudança na forma como as pessoas consomem tecnologia. Os usuários enviam e-mails e interagem nas redes sociais — as mesmas tarefas que motivam parte considerável dos usuários a ligar seu PC.

Para quem utiliza o PC como meio de trabalho para desenvolvimento de Sistemas de Informação, criação de jogos, aplicativos, etc. Não é viável a imigração para o Tablet por ele ainda ser limitado.  Os Tablets muitas vezes servem como dispositivos auxiliares para computadores.  Assim, em vez de tomar o lugar de um laptop ou de um computador normal, eles são usados apenas para as tarefas nas quais são os melhores. Isso deixa os usuários de PC conscientes de todos os recursos de produtividade que desktops e laptops realmente oferecem.

REFERÊNCIAS
http://www.tecmundo.com.br/3624-a-historia-dos-tablets.htm -  Acesso dia 08/10/2012, as 15:45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário